PARQUE ESTADUAL ILHA ANCHIETA
Esta Unidade de Conservação Estadual possui uma área total de 828 hectares e fica localizada no município de Ubatuba no estado de São Paulo, o Plano de Manejo do Parque Estadual da Ilha Anchieta possui três programas dividido em sete subprogramas de modo a englobar atividades referentes a proteção dos ecossistemas, a restauração e o desenvolvimento de instalações para visitantes, visando a sua administração e a condução das atividades de pesquisa.
A Ilha Anchieta, antiga Ilha dos Porcos, foi uma das ilhas do estado de São Paulo cuja a cobertura vegetal predominante e a fauna foram bastante afetadas durante o processo histórico de ocupação humana no bioma Mata Atlântica. Para sanar essa intervenção antrópica que descaracterizou seu ecossistema originário, o PEIA conta em seu zoneamento uma proporção de 154,74 hectares (ha) destinados à recuperação do ambiente degradado.
Esse projeto tem grande importância pois trata da restauração de florestas tropicais, ecossistemas com os maiores índices de biodiversidade e de endemismos no mundo, ressaltando a necessidade de ações voltadas para sua proteção e conservação.
BIOMA: MATA ATLÂNTICA
MUNICÍPIO: UBATUBA
BACIA: ATLÂNTICO SUDESTE
UGRI: LITORAL NORTE
ÁREA TOTAL: 154,74 HECTARES
ÁREA CONTRATADA: 25 HECTARES
ÁREA DISPONÍVEL: 129,74 HECTARES
PRIORIDADE: MUITO ALTA (UC)
MUDAS PLANTADAS: 163.501
(ZONA COSTEIRA)
DECRETO N° 5.300
Art. 17. A área a ser desmatada para instalação, ampliação ou realocação de empreendimentos ou atividades na zona costeira que implicar a supressão de vegetação nativa, quando permitido em lei, será compensada por averbação de, no mínimo, uma área equivalente, na mesma zona afetada.