Ativo Verde
Projeto Plantverd - Parque Estadual Ilha Anchieta - ATIVO VERDE
Projeto Plantverd - Parque Estadual Ilha Anchieta - ATIVO VERDE

PARQUE ESTADUAL ILHA ANCHIETA

 

      Esta Unidade de Conservação Estadual possui uma área total de 828 hectares e fica localizada no município de Ubatuba no estado de São Paulo, o Plano de Manejo do Parque Estadual da Ilha Anchieta possui três programas dividido em sete subprogramas de modo a englobar atividades referentes a proteção dos ecossistemas, a restauração e o desenvolvimento de instalações para visitantes, visando a sua administração e a condução das atividades de pesquisa.

   A Ilha Anchieta, antiga Ilha dos Porcos, foi uma das ilhas do estado de São Paulo cuja a cobertura vegetal predominante e a fauna foram bastante afetadas durante o processo histórico de ocupação humana no bioma Mata Atlântica. Para sanar essa intervenção antrópica que descaracterizou seu ecossistema originário, o PEIA conta em seu zoneamento uma proporção de 154,74 hectares (ha) destinados à recuperação do ambiente degradado.

   Esse projeto tem grande importância pois trata da restauração de florestas tropicais, ecossistemas com os maiores índices de biodiversidade e de endemismos no mundo, ressaltando a necessidade de ações voltadas para sua proteção e conservação.  

 

 

BIOMA: MATA ATLÂNTICA

MUNICÍPIO: UBATUBA

BACIA: ATLÂNTICO SUDESTE

UGRI: LITORAL NORTE

ÁREA TOTAL: 154,74 HECTARES

ÁREA CONTRATADA: 25 HECTARES

ÁREA DISPONÍVEL: 129,74 HECTARES

PRIORIDADE: MUITO ALTA (UC)

MUDAS PLANTADAS: 163.501

                             (ZONA COSTEIRA)

 

DECRETO N° 5.300

Art. 17. A área a ser desmatada para instalação, ampliação ou realocação de empreendimentos ou atividades na zona costeira que implicar a supressão de vegetação nativa, quando permitido em lei, será compensada por averbação de, no mínimo, uma área equivalente, na mesma zona afetada.

Cadastre-se receba nossas novidades, informativos e muito mais.