Notícias
Startup de reflorestamento dá emprego para pessoas que já estiveram presas
Startup de reflorestamento dá emprego para pessoas que já estiveram presas

PUBLICADO EM: 17.7.21 | 12H06

A PlantVerd, startup que presta serviços de recuperação de áreas degradadas, quer unir responsabilidade ambiental e social para prestar serviços

Cada vez mais, o mundo -- e as empresas -- valorizam três letrinhas: E-S-G. A sigla, que designa responsabilidade ambiental, social e governança, é cada vez mais valorizada por empresas que desejam crescer num mundo que pede cada vez mais sustentabilidade. Com essa premissa, nasceu a PlantVerd, startup de recuperação de áreas degradadas, que tem clientes como hidrelétricas e concessionárias. Focada em reflorestamento, a empresa participou de projetos recentes na rodovia Nova Tamoios e trabalha com a Fundação Renova para recuperação de áreas em Minas Gerais.

O mundo segue mudando. Siga em evolução com a EXAME Academy

Além da responsabilidade ambiental que rege seu propósito, a empresa quis trazer para dentro de casa também um viés social: a cada projeto contratado, a PlantVerd procura por egressos do sistema prisional para trabalharem com a empresa no plantio de árvores.

“Tudo começou em um projeto em Caraguatatuba. Estávamos contratando mão de obra para o plantio de árvores e ouvimos comentários de que um dos rapazes que havia se candidatado para a vaga estava preocupado em não ser contratado porque era egresso do sistema prisional. Chamamos o candidato para uma conversa e o tranquilizamos, reforçamos que acreditamos que precisa ser dada uma segunda oportunidades para as pessoas e, inclusive, dissemos a ele que chamasse outros, caso conhecesse, porque iríamos priorizá-los na contratação do projeto. Deu certo”, diz Antonio Borges, CEO da PlantVerd.

A contratação de egressos chama a atenção por estar num status de “tabu” dentro da sociedade. Mesmo com o decreto nº 9450/2018, que autoriza à administração pública fixar nos editais o emprego de pessoas presas ou de egressos, a reintegração dessas pessoas está longe de ser uma ampla realidade.

Para acelerar a reintegração, há iniciativas como o projeto Recomeçar, da rede Gerando Falcões, que já conseguiu empregos para mais de 100 egressos -- homens e mulheres -- desde a sua criação. Ainda no setor privado, a empresa de mobilidade Grow declarou, no último ano, que faz um projeto em parceria com o Instituto Responsa para a reinserção de egressos no mercado de trabalho. 

Há, ainda, a organização sem fins lucrativos Humanitas360, que também faz serviços de ressocialização de egressos. No setor público, um programa é o Pró-Egresso, do Governo do Estado de São Paulo, que permite a empresas e pessoas que estiveram na prisão se cadastrarem na plataforma, seguindo um conjunto de regras

Em 2020, o Ministério da Justiça e Segurança Pública certificou 372 instituições por contratarem quase 17 mil presos e egressos do sistema penitenciário nacional. 

 

FONTE: Startup de reflorestamento dá emprego para pessoas que já estiveram presas | Exame Invest

Cadastre-se receba nossas novidades, informativos e muito mais.