Notícias
Estudo aponta que reflorestamento resultará economia no tratamento de água no sistema cantareira.
Estudo aponta que reflorestamento resultará economia no tratamento de água no sistema cantareira.

Uma pesquisa feita pelas ONGs World Resources Institute (WRI), The Nature Conservancy (TNC) e Fundação Boticário traz agora um novo argumento para incentivar o plantio: além de ajudar na captação de água, árvores podem trazer economia no tratamento.

O trabalho colocou em números algo que já se percebe na prática: a floresta retém a erosão e diminui a quantidade de sedimentos nos rios. Um reflorestamento de 4 mil hectares - apenas 2% da área de recarga do reservatório - poderia gerar uma economia de R$ 300 milhões somente no tratamento da turbidez da água, estimam as organizações.

A PLANTVERD a partir do plantio adensado, ATUA NA RECUPERAÇÃO DE 180 HECTARES, às margens da represa, gerando uma economia de mais de 10 milhões para o Estado de São Paulo no tratamento de água de acordo com a pesquisa feita pelas ONGs World Resources Institute (WRI), The Nature Conservancy (TNC) e Fundação Boticário. 

Na área está sendo aplicado o método de reflorestamento Heterogêneo com Essências Nativas da Mata Atlântica, reintroduzindo as espécies dos diferentes grupos ecológicos.

 

Fonte: Estadão 

Cadastre-se receba nossas novidades, informativos e muito mais.