Notícias
A importância da Mata Ciliar contra o assoreamento de rios
A importância da Mata Ciliar contra o assoreamento de rios

Importância

Atuando como uma barreira natural, a mata ciliar é um importante domínio natural. Tal processo ocorre quando essas matas, através de suas raízes, seguram o solo das margens dos rios, evitando casos de erosão fluvial, em que as águas desgastam as bordas que as comprimem e provocam abalos na estrutura superficial. Esse processo é muito importante porque, caso essa terra caísse dentro dos rios, ela poderia vir a comprometer a existência e a sobrevivência das espécies que vivem em seu fundo.

As matas ciliares ocorrem em diversos tipos de biomas, como Mata Atlântica, Cerrado ou Caatinga, podendo apresentar tamanhos e tipos de árvores diferentes, muitas vezes relacionadas ao ambiente em que estão situadas.

Essa vegetação possui espécies características que se adaptam bem a ambientes úmidos e sujeitos a inundações. Porém, nem sempre se apresenta como uma mata fechada ou densa, podendo ter uma vegetação mais rasteira, com espécies características de terrenos alagados e brejosos.

Sua função

De maneira simplificada a mata ciliar é responsável por:

– Impedir que, ao chover, um volume muito excessivo de água escoe para dentro dos rios;

– Proporcionar o aparecimento de comunidades de animais;

– Fomentar a interação entre organismo vivos com componentes não vivos, tal qual os rios;

– Servir como obstáculo contra o assoreamento dos rios;

– Formar comunidades de plantas;

– Evitar enchentes;

– Impedir que materiais estranhos ou contaminados escoam para dentro dos rios;

– Ser parte fundamental de um ecossistema

Conservação

Apesar de seus benefícios para o meio ambiente, a mata ciliar corre sério perigo por conta do desmatamento ilegal e da construção de pastagens. A diminuição da área verde, principalmente nos igarapés, favorece o rebaixamento do nível do lençol freático.

Outro fato de risco à mata ciliar é a queimada. Alguns produtores colocam fogo na vegetação com o objetivo de renovar as pastagens ou limpar a terra. Contudo, tal prática leva ao enfraquecimento do solo.

Código Florestal Brasileiro

As matas ciliares são consideradas pelo Código Florestal Brasileiro como Áreas de Preservação Permanente (APP), cujas funções são preservar locais frágeis como beiras de rios, topos de morros e encostas, que não podem ser desmatados para não causar erosões e deslizamentos, e também proteger nascentes, fauna, flora e biodiversidade, segundo informações do Portal Brasil.

A PrantVerd entende a importância da proteção das matas ciliares, por isso trabalhamos com o objetivo de preservar e recuperar essas florestas, diminuindo os problemas de erosão do solo e mantendo a qualidade da flora e das águas dos rios, igarapés e represas.

O equilíbrio ecológico só é possível, efetivamente com o manejo adequado das florestas, matas e preservação do meio ambiente.

 
 

Cadastre-se receba nossas novidades, informativos e muito mais.