Notícias
Minimização de Impactos Ambientais através da arborização
Minimização de Impactos Ambientais através da arborização

A arborização é de grande valor para a manutenção da qualidade vida do meio urbano, os benefícios que as árvores trazem são inúmeros, tais como fornecem sombra, ar fresco, preservam os recursos hídricos, atuam na conservação do solo contendo a erosão, fornecem abrigo e alimentação à fauna existente, bem como embelezam as áreas urbanas.

As árvores definem e estruturam o espaço urbano, por isso, plantar árvores em cidades é uma tarefa de grande responsabilidade, pois mudas plantadas corretamente serão mais facilmente conduzidas e resultarão em árvores com melhor saúde e com condições de se manter mais tempo em boas condições.

Quando bem planejada a arborização evita problemas futuros como galhos em contato com a rede elétrica, danos causados às construções civis, problemas estes oriundos da falta de planejamento no momento do plantio das espécies arbóreas.

Como as paisagens urbanas sofrem profundas alterações à medida que a cidade cresce, é fundamental que municípios busquem alternativas que resultem, consequentemente, na conservação da paisagem, proporcionando aos habitantes uma melhor qualidade de vida.

Veja alguns critérios que devem ser seguidos na arborização urbana :
 
A arborização deve ser sempre realizada respeitando os dados técnicos e a viabilidade de cada local. É importante destacar que em volta das árvores plantadas deverá ser adotada uma área permeável, permitindo que sejam realizadas as trocas gasosas, através da infiltração de água e aeração do solo.

A arborização urbana deve contemplar o maior número de espécies, a fim de atrair uma diversidade maior de animais, permitindo o equilíbrio no ecossistema. É necessário fazer a escolha das mudas adequadas, respeitando os limites de cada espécie, a fim de evitar problemas futuros.

Para o plantio, o solo deverá ser preparado a fim de que o terreno esteja adequado para o recebimento das mudas, melhorando, assim, as condições para um melhor desenvolvimento da planta. Caso o solo estiver compactado ou com excesso de entulho deve ser substituído por outro, com constituição, porosidade, estrutura e permeabilidade adequadas ao bom desenvolvimento da muda.

É importante destacar que quanto maior a altura e o DAP (diâmetro altura do peito) da planta, mais resistência terá às agressões que, por ventura, possa sofrer. As mudas devem ter boa formação, livres de pragas e doenças, ter o sistema radicular bem formado e consolidado na embalagem.

Após o plantio, inicia-se o período de manutenção e conservação, que inclui irrigação, proteção, fertilização, podas de formação e condução, controle fitossanitário utilizados na preservação da arborização urbana e reposição de mudas que, por ventura, morrerem.

Estas mudanças levam à preservação do meio ambiente, através da utilização dos recursos naturais, baseados na sustentabilidade, bem como na transformação de cidadãos comprometidos na conservação e preservação das formas de vida existentes, para que desta maneira, o meio ambiente possa estar em equilíbrio, promovendo, consequentemente, o bem estar social.

A PlantVerd possui serviços de elaboração e execução de Plano de Arborização Urbana, saiba mais aqui ou entre em contato conosco.

 
 

Cadastre-se receba nossas novidades, informativos e muito mais.