Notícias
Processo de recuperação e conservação das nascentes
Processo de recuperação e conservação das  nascentes

O que é uma nascente?

Uma nascente, também conhecida como olho d’água, mina d’água, fio d’água, são fontes de água que surgem em determinados locais da superfície do solo e são facilmente encontradas no meio rural. Elas correspondem ao local onde se inicia um curso de água (rio, ribeirão, córrego), seja grande ou pequeno. As nascentes (ou mananciais) se formam quando o aquífero atinge a superfície e, consequentemente, a água armazenada no subsolo jorra (mina) na superfície do solo. Sua recuperação é necessária quando essas secam, ou são assoreadas naturalmente por conta de sedimentos trazidos pelo próprio desaguar dos aquíferos, transformando a nascente em um lamaçal.

Sua importância 

As nascentes são de vital importância no meio rural, pois elas servem para abastecer represas, saciar a sede dos animais e oferecem suporte à irrigação das lavouras. Conforme a água vai se tornando mais escassa ao longo dos anos, maior a preocupação com a recuperação das nascentes.

Perigo para as nascentes
 
A degradação de nascentes vem acontecendo devido a  alguns fatores que possuem a intervenção do homem.

Desmatamento: Corte em grande escala de florestas nativas, geralmente, pela busca de áreas produtivas para expansão;

Queimadas: Podendo destruir a matéria orgânica da camada superficial do solo, além de microrganismos benéficos ao solo, facilitando assim o escoamento superficial e, consequentemente, diminuindo sua capacidade de infiltração;

Pastoreio: A criação de animais em bacias de cabeceiras é uma das formas mais agressivas. Pequenas propriedades fazem com que a quantidade de animais nos pastos torna-se excessiva,fazendo com que ocorra a compactação do solo;

Estradas e Loteamentos: Abertura de estradas e construções de loteamentos sem planejamento, contribui para erosão, assoreamento dos recursos hídricos, e também na compactação do solo. 

Processo da recuperação e proteção de nascentes

Para realizar a recuperação de nascentes é necessário um planejamento adequado, na intenção de criar condições favoráveis ao solo, para que haja maior infiltração de água, para o abastecimento das nascentes que estiverem nessas áreas de dependência, além da proteção da superfície do solo. 

Conheça algumas medidas utilizadas para recuperação e preservação de nascentes.

1. Cercamento das nascentes

O cercamento é feito normalmente entre 30 e 50 metros a partir do olho d'água; isso fará com que a entrada de animais e o pisoteio do solo seja evitado.
É importante realizar a manutenção do asseio, para que, em caso de incêndio, o fogo não atinja a área da nascente. 

2. Conservação do solo

Conservar o solo é fundamental na proteção de uma nascente e de suas margens para evitar a erosão hídrica.  Existem várias técnicas para controlar a erosão hídrica, impedindo que enxurradas soterram a nascente ou a exagerada compactação do solo impeça a infiltração da água. Conheça as principais: 

Utilização de palhada, que consiste na matéria orgânica, essa matéria colabora com os organismos da terra, causando melhorias nas condições de infiltração e armazenamento de água nesse solo.
Melhorar a fertilidade do solo  com técnicas como adubação e uso de calcário.
Adotar o plantio em forma de contorno e terraceamento, com movimentação de porções de terra promove a recarga do aquífero que é fonte de água para as nascentes.

3. Recomposição da mata ciliar 

O enriquecimento da vegetação em volta da nascente serve para criar uma barreira natural para as enxurradas. As espécies nativas a serem plantadas variam de acordo com as características do solo e o nível de absorção de água na planta.

Para distribuir as espécies, a melhor técnica é imitar a natureza, reproduzindo a vegetação original, podendo ser divididas em espécies pioneiras, que possuem crescimento acelerado, e produzem grande quantidade de sementes, o que auxilia na renovação natural. E também existe as Clímax, que possuem crescimento mais lento, e seu desenvolvimento necessita da sombra produzida pelas pioneiras, contudo essas espécies vivem até os 100 anos produzindo sementes e frutos.

Outra prática com bons resultados nos plantios de árvores nativas é o condicionamento das covas em que as mudas serão introduzidas, especialmente em áreas em estágio avançado de degradação.

Após a implantação das ações de recuperação da nascente é essencial a visitação constante à área, para acompanhar o desenvolvimento das mudas e da vegetação nativa, e observar se houve o rompimento de cercas, a ocorrência de fogo e o rompimento de bacias de contenção ou terraços, fatores que afetam negativamente a revitalização de uma nascente.

A PlantVerd possui experiência no serviço de recuperação e manutenção de nascentes. Conheça nossos serviços e faça um orçamento. 

Cadastre-se receba nossas novidades, informativos e muito mais.