Notícias
O planeta precisa urgentemente de uma transição para uma economia verde, alertam cientistas
O planeta precisa urgentemente de uma transição para uma economia verde, alertam cientistas

Na última segunda-feira 6, pesquisadores alertaram o risco da Terra entrar em efeito estufa irreversível.

Se o gelo polar continuar derretendo, as florestas encolhendo e os gases de efeito estufa aumentando - como acontece a cada ano -, a Terra chegará a um "ponto de inflexão", isto é, de dano irreversível.

Cruzar este limiar "garante um clima de 4ºC a 5ºC superior à era pré-industrial, e níveis do mar entre 10 e 60 metros mais altos do que os de hoje", advertiram cientistas nas Atas da Academia Nacional de Ciências. E isso "poderia acontecer em apenas algumas décadas", alertaram eles.

O degelo polar levaria a níveis do mar dramaticamente mais altos, inundando as terras costeiras onde vivem centenas de milhões de pessoas. "Lugares na Terra se tornarão inabitáveis se a 'Terra estufa' virar realidade", disse o coautor do estudo Johan Rockstrom, diretor-executivo do Stockholm Resilience Center.

Ponto de inflexão

Os pesquisadores sugerem que o ponto de inflexão poderia acontecer quando o aquecimento da Terra se situar 2°C acima dos níveis pré-industriais. O planeta já aqueceu 1°C em relação à era pré-industrial e continua esquentando à velocidade de 0,17°C por década.

"Um aquecimento de 2°C poderia ativar elementos de inflexão importantes, elevando ainda mais a temperatura para ativar outros elementos de inflexão em um efeito dominó, que poderia fazer a temperatura do sistema da Terra aumentar", destaca o relatório.

Como evitar

Segundo os cientistas, as pessoas devem mudar imediatamente seus estilos de vida. Os combustíveis fósseis precisam ser substituídos por fontes de energia com emissões baixas ou nulas, e devem ser criadas mais estratégias para absorver as emissões de carbono, como acabar com o desmatamento e plantar árvores para absorver o dióxido de carbono. Na lista de ações está a gestão do solo, melhoria das práticas agrícolas, conservação de terras e costas, e implementação de tecnologias de captura de carbono.

Especialistas também estão preocupados com outros fenômenos, como incêndios florestais, que se propagarão à medida que o planeta se tornar mais quente e seco.

Veja a materia completa aqui.

 

Fonte: Terra.com

Cadastre-se receba nossas novidades, informativos e muito mais.