Notícias
Fatores que influenciam a erosão
Fatores que influenciam a erosão

À diversos fatores que Influenciam a erosão do solo, e com a sua  perda contínua, especialmente das camadas superficiais, mais férteis, a erosão leva à diminuição da produtividade, a depreciação da terra, a perda de nutrientes e da matéria orgânica. 

Confira abaixo os principais fatores que Influenciam a erosão:  

Chuva

A chuva acaba sendo o principal fator climático relacionado à erosão. Entretanto, a mesma intensidade de chuva pode levar a diferentes situações erosivas, a depender dos demais fatores que afetam a erosão.
Além da frequência entre os eventos de chuva, a quantidade e a duração são aspectos importantes para a avaliação dos processos erosivos. Quanto maior a chuva, mais intenso tende a ser o escoamento. 

Com intervalos mais curtos tendem a manter o solo mais úmido e, assim, diminuir a taxa de infiltração. O impacto da gota e a enxurrada, portanto, torna-se um fator causador da erosão..
Logo, entende-se sobre a importância da manutenção da cobertura do solo. 

Solo 

A influência da topografia do terreno na intensidade erosiva verifica-se principalmente pela declividade e comprimento de rampa (comprimento da encosta ou da vertente). Estes fatores interferem diretamente na velocidade do escoamento das águas pluviais (enxurradas).

Relevo

Quanto mais longa distancia percorrida pela enxurrada, sob declive, maior tende a ser a erosão. A noção informal de efeito “bola de neve” pode fornecer analogia para o aumento da velocidade e das perdas de solo ao longo de uma distância superficial diferença de nível.

Geralmente, na medida em que dobra o comprimento da superfície percorrida pela enxurrada, dobra-se, também, a erosão. Há, ainda, o formato da encosta. Paisagens côncavas apresentam predomínio de erosão em sulcos e, ou, voçorocas, devido à tendência de concentração do fluxo hídrico. Nas encostas convexas, no entanto, a dispersão das enxurradas pela área tende a favorecer a erosão laminar.

Vegetação

A vegetação é o principal fator de proteção do solo em sistemas naturais. Atua na captação da água das chuvas e na sua distribuição no perfil do solo, abastecendo os lençóis e conferindo à bacia hidrográfica o balanço equilibrado dos fluxos d’água. Gera matéria orgânica que incrementa a agregação do solo.

Fixando os outros fatores como clima, fertilidade, relevo, pode-se afirmar que espécies anuais e em monocultura, tendem a proteger menos o solo que a diversificação das espécies, sobretudo combinando as de crescimento rasteiro e sistema radicular superficial, isto é, gramíneas, com as de crescimento exuberante e raízes profundas, como as florestas.

Diversos arranjos vêm sendo testados como estratégias de manejo do solo, visando aumentar a sua proteção pela manutenção de cobertura, sem perder de vista a questão econômica. O sistema plantio direto tem sido apontado como eficiente para manter e aumentar a cobertura do solo e a matéria orgânica, conferindo menores perdas por erosão, aumento da fertilidade e do retorno econômico ao longo dos anos.
Consideram-se, também, os sistemas agroflorestais e, ou, agrossilvipastoris, como adequadamente aceitáveis, tanto economicamente, como ecologicamente. São, contudo, ainda pouco representativos em termos de área plantada.

Manejo

Manejar a cobertura do solo é o fator preventivo mais eficiente. Ao passar de ecossistema para agroecossistema, é natural que maiores perdas aconteçam. Contudo, pode-se atenuar e, em alguns casos, até se assemelhar ou melhorar a fertilidade do solo e, ou, frear o processo de assoreamento e poluição dos cursos d’água, controlando a erosão.

O manejo inadequado da cobertura do solo o predispõe ao impacto das gotas das chuvas, que resultam em aumento da erosão. São tais fatores que impeliram ao desenvolvimento do sistema de plantio direto e similares. 

Ação antrópica 

A forma como se usa o solo tem grande influência no processo erosivo, iniciada pelo desmatamento e seguida pelo cultivo das terras, implantação de estradas, criação e expansão das cidades, sobretudo quando efetuada de modo inadequado, constitui o fator decisivo da aceleração dos processos erosivos. Dentre os fatores formadores de
erosão, o principal detonante e que agrava, sobremaneira tais processos é a atividade humana. As principais agressões causadas pela ação antrópica decorrentes são:

•  Retirada da cobertura vegetal, seguida pela queimada;

•  Agricultura praticada sem conservação do solo, tais como plantio morro abaixo, sem rotação de cultura etc.;

•  Formação de pastos com alta densidade de animais, proporcionando um excessivo pisoteio em determinadas direções, formando trilhas e sulcos;

•  Divisa de propriedades, de culturas perpendiculares às curvas de nível;

•  Aberturas de estradas e carreadores sem o devido cuidado na execução de obras de drenagem para coletar e transportar águas pluviais;

•  Execução de loteamentos sem implantação da infraestrutura.

Umas das maneiras para que a erosão possa ser controlada, é fazendo barreiras contra o solo para retenção ou diminuição da velocidade de escoamento da água das chuvas (enxurradas). Pode ser controlada, ainda, pela construção, via cortes e aterros, de estruturas que minimizam a velocidade das enxurradas, como, por exemplo, nos canais de escoamento, nas bacias de captação, no terraceamento.

 

Cadastre-se receba nossas novidades, informativos e muito mais.