Notícias
Recuperação de áreas degradadas ajuda no combate da degradação de terras em Sergipe
Recuperação de áreas degradadas ajuda no combate da degradação de terras em Sergipe

Os municípios de Canindé de São Francisco e Poço Redondo ficam no Alto Sertão Sergipano, a cerca de 200 quilômetros da capital do estado, Aracaju. Apesar da proximidade com o rio São Francisco, um dos problemas mais sérios dos moradores desses municípios é a desertificação e a degradação da terra, agravadas pelos efeitos da seca.

O manejo adequado dos solos é fundamental para que os pequenos agricultores locais possam conviver de forma harmônica com o semiárido, a partir da preservação do meio ambiente e de uma produção sustentável. O uso sustentável dos recursos existentes na região e a recuperação de áreas degradadas são indispensáveis para a sustentabilidade ambiental, a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento dos habitantes desses municípios.

Na área produtiva, houve o fomento ao pequeno agricultor, tendo em vista processos de manejo adequado do solo, como nas áreas Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e Sistemas Agroflorestais (SAFs).

“Eu nunca imaginei que tinha uma nascente aqui, porque a gente passava sempre por aqui e não via nada, só terra, soterrado. A partir de quando o projeto veio para cá, ficamos sabendo que tinha recuperação de nascente, e eu fiquei pensando ‘o que é uma nascente?’ Eu não sabia o que era uma nascente”, conta Daysiane Souza de Lima, moradora do assentamento Florestan Fernandes, no município de Canindé de São Francisco.

“A gente tem uma nascente, que há mais ou menos dez anos estava abandonada por motivo de fortes chuvas, ela soterrou e a comunidade não tinha nem um recurso para reativá-la. Através do projeto, recuperamos nossa nascente, que hoje está garantindo um volume de água espetacular para nossos animais. Não pensei que isso seria possível um dia”, conta Geldino Cassiano de Lima, morador do assentamento Florestan Fernandes.

Veja a materia completa AQUI.

 

Fonte: nacoesunidas.org

Cadastre-se receba nossas novidades, informativos e muito mais.