Notícias
Niterói terá mais de 200 hectares de Mata Atlântica restauradas
Niterói terá mais de 200 hectares de Mata Atlântica restauradas

Niterói se prepara para colocar em prática um ambicioso projeto de recuperação de áreas verdes. O município acaba de obter verba do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para diversos programas de sustentabilidade. No total, serão aplicados R$ 3 milhões para a recuperação de restingas e a restauração de 203,1 hectares de Mata Atlântica.

De acordo com a Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS), vão ser contemplados diversos locais da Região Oceânica de Niterói. Entre eles, as ilhas Pai, Mãe e Filha também conhecida como Ilha da Pimenta , na enseada de Itaipu, e a Ilha do Veado, em Piratininga. Ambas receberão ações de reflorestamento e recomposição da área restinga. O objetivo é reverter os danos ambientais que chegam a interferir até mesmo na pesca artesanal.

Ainda conforme a SMARHS, será realizado plantio de um mix de sementes de diversas espécies nativas, com o objetivo de garantir o enriquecimento da flora local. Entre as áreas contempladas, a restinga da Duna Grande, em Itaipu, e as regiões de Itacoatiara e Camboinhas. As mudas serão fornecidas por meio de parceria com a Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos e o horto viveiro da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Segundo o secretário-executivo da Prefeitura de Niterói, Axel Grael, a cidade cada vez mais caminha para incentivar e implementar políticas e ações para que torne o município mais sustentável. Ele ainda explica que, a secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade está trabalhando em todo o processo logístico para elaboração e detalhamento do plantio das espécies nativas.

"Niterói tem trabalhado com diversas iniciativas para melhorar a cobertura florestal e dar qualidade a elas. O resultado dessas ações é bom e, através do Niterói Mais Verde, Pro-Sustentável e outros projetos, esperamos deixar uma cidade mais verde para os moradores e também para gerações futuras", destaca Axel Grael.

 

Por: O Dia 

Cadastre-se receba nossas novidades, informativos e muito mais.